Utilidade
Dosagem de cálcio urinário é útil na investigação dos efeitos da vitamina D e PTH sobre a reabsorção óssea. Também utilizado na avaliação de nefrolitíase. Sua determinação é preferida na urina de 24 horas; urina recente pode ser utilizada realizando a razão
cálcio/creatinina. A hipercalciúria é encontrada nas hipercalcemias, na hiper absorção intestinal de cálcio, distúrbios da reabsorção tubular de cálcio, corticoterapia, osteoporose, acromegalia, hipertireoidismo, feocromocitoma e Cushing. A hipocalciúria pode ser secundária a hipocalcemia, insuficiência renal, osteomalacia, raquitismo, alcalose, uso de diuréticos e estrógenos.
Material
Urina de 24 horas
Instruções
Ao acordar pela manhã esvaziar a bexiga por inteiro, iniciar a coleta a partir da 2ª micção do dia, coletar todo o volume e todas as urinas rigorosamente no frasco fornecido pelo laboratório, finalizar a coleta com a primeira micção do dia seguinte, completando assim o ciclo de 24 horas.
Manter o frasco refrigerado durante o período da coleta, longe do congelador.
Frasco para coleta: Fornecido pelo laboratório, ou utilizar recipiente de água mineral sem gás e sem uso, a fim de evitar contaminações.
Não serão recebidas coletas realizadas em outros recipientes.
Jejum não obrigatório.
- Não fazer esforço físico durante a coleta.
- O paciente deve manter sua rotina diária.
- Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.
- Informar no momento do cadastro peso e altura.
- A dieta será orientada somente se for solicitada pelo médico. Caso contrário, a coleta será feita sem dieta.
- Dieta pobre em cálcio (sugerida ou conforme orientação médica):
. Permanecer 4 dias sem ingerir os seguintes alimentos: leite e seus derivados (manteiga, queijo, requeijão, creme de leite, etc.)
- Coletar a urina 24 horas do 3º para o 4º dia, permanecendo sob dieta.
- Não colher durante o período de cólica renal ou em uso de medicamentos. Neste caso, esperar 10 dias (conforme orientação médica).
.