loader

Exames e Serviços

Confira abaixo os exames realizados pelo Instituto de Biomedicina do ABC

Pesquisar Exame

Utilidade


Utilizado para confirmação de contagem de plaquetas em pacientes trombocitopênicos.
 

 

Material


Sangue total em citrato

 

Instruções


- Colher em tubo de citrato.
- Jejum desejável de 4 horas.

Utilidade


Utilizado para a quantificação das enzimas cardíacas: CKMB, Troponina e Mioglobina.

 

Material


Sangue total EDTA

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.

Utilidade


A pesquisa de cristais no liquido sinovial pode ser útil na determinação da etiologia do quadro articular. Os microcristais podem ser encontrados no interior das células ou livres no líquido articular. Os cristais de monourato de sódio são encontrados na artrite gotosa. Cristais de pirofosfato de cálcio são encontrados principalmente dentro de leucócitos e macrófagos na pseudogota.

 

Material


Liquido Sinovial

 

Instruções


- Não realizamos a coleta do material pois trata-se de um procedimento médico.

Utilidade


Análise de sangue, que consiste na dosagem da concentração sanguínea da proteína C reativa. Um valor elevado sugere a existência de um processo inflamatório em curso. A PCR, porém, é um exame inespecífico; ela é capaz de apontar precocemente a existência de uma inflamação/infecção, mas é incapaz de dizer a sua origem, ou seja, ela não serve para identificar qual é a doença que está provocando o quadro.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.


DOWNLOAD PDF

Utilidade


Mycobacterium tuberculosis (MTB) é o agente causador de uma grave doença respiratória, a tuberculose. Atualmente esta doença cresce significativamente devido à ocorrência de cepas multirresistentes, ao aumento no número de pacientes imunodeficientes e as maiores taxas de migração da população. A infecção pela MTB ocorre principalmente nos pulmões e pode ser detectada em amostras de escarro, lavado broncoalveolar e biópsias do pulmão. Infecções também podem aparecer em locais atípicos causando meningite basilar, tuberculose gangliforme, infecções urogenitais, infecções nas articulações e infecções nos olhos.
Os testes clássicos designados para o diagnóstico da tuberculose são baseados na coloração acidófila do MTB e microscopias, acompanhadas por uma cultura para confirmação. Estes métodos tradicionais além de requererem bastante tempo (a cultura, por exemplo, necessita de 2 a 4 semanas), possuem uma baixa sensibilidade. Portanto, as metodologias baseadas em PCR, que são rápidas e sensíveis, gradativamente tem se tornado procedimentos preferenciais para o diagnóstico da tuberculose. Estes métodos são capazes de registrar pequenas quantidades de patógeno em ampla diversidade de material clínico.
O resultado positivo do exame de detecção de Mycobacterium tuberculosis por PCR deve ser considerado apenas como prova da doença. A detecção pelo método molecular pode ser negativa em casos de localização extrapulmonar, estado latente do portador ou devido à amostra clínica inadequada.

 

Material


DIVERSOS (ESCARRO, LBA, LIQUIDO PLEURAL E URINA)

 

Instruções


- Não coletamos amostra de lba e liquido pleural por se tratar de um procedimento médico.
- Colher o material em frasco estéril sem aditivo.
- Amostra de urina: Após higienização da genitália coletar o volume necessário da 1ª urina da manhã sem desprezar nenhum jato.
- Exame realizado somente na unidade central de segunda a sexta até as 13:00 horas

Utilidade


A procalcitonina (PCT) é um peptídeo precursor da calcitonina. No indivíduo saudável a PCT é produzida apenas pelas células C da tireóide, sendo detectada no soro em baixas concentrações, geralmente inferiores a 0,05 ng/L. Na presença de infecção bacteriana, outras células, como os macrófagos, passam a sintetizar a PCT, situação na qual os níveis séricos aumentam rapidamente. Por sua vez, os mediadores de infecção viral, como o gama interferon, suprimem a liberação de PCT, motivo pelo qual ela é considerada um marcador mais específico de infecção bacteriana. A concentração de PCT aumenta 2 a 4 horas após a infecção bacteriana, atinge um pico com 6 a 24 horas, e permanece detectável por até 7 dias (meia vida de 22 a 26 horas).

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.


DOWNLOAD PDF

Utilidade


Marcador de fase aguda de processos infecciosos ou inflamatórios; seguimento terapêutico das doenças reumáticas em geral. fator de risco isolado de risco coronariano.
 

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.


DOWNLOAD PDF
 

Utilidade


Utilizado para detecção de drogas de abuso.

 

Material


Urina

 

Instruções


- É necessário que a coleta seja feita no laboratório.
- A coleta deve ser obrigatoriamente assistida.
- Para realização deste exame é necessário o cliente apresentar um documento com foto e assinatura.
- No caso de paciente menor de 18 anos, é necessário a assinatura do menor e do responsável.
- É obrigatório o pedido médico especificando as drogas.
- Quando for solicitação judicial não é necessário pedido médico. Deve-se apresentar a ordem judicial e arquivá-la como pedido médico.
- Se o exame é destinado a concurso público, o pedido médico não é obrigatório. Nestes casos, em substituição ao pedido médico, é obrigatório a apresentação de cópia do comprovante de inscrição do candidato e de cópia do edital do concurso descrevendo a exigência do exame toxicológico.

Utilidade:

É chamado de Coombs Indireto ou de Pesquisa de Anticorpos Irregulares a pesquisa de anticorpos direcionados a antígenos eritrocitários após imunização do indivíduo sob estudo. O teste consiste na pesquisa e identificação de anticorpos irregulares no soro , por meio da utilização de painéis de hemácias contendo os antígenos mais imunogênicos pertencentes aos principais sistemas de grupos sanguíneos.
O teste está indicado para pacientes previamente transfundidos, para todas as gestantes no pré-natal e após a realização da imunoprofilaxia RhD.
Caso o teste seja negativo no primeiro trimestre, o mesmo deve ser repetido no terceiro trimestre, preferencialmente na 28ª semana de gestação. Caso o mesmo seja positivo, deve ser repetido mensalmente até a 32ª semana e a cada 15 dias a partir da 33ª de gestação até o momento do parto. Naquelas situações em que seja detectado um anticorpo de importância clínica, pelo método gel-teste em meio de baixa força iônica/antiglobulina e/ou hemaglutinação convencional, a titulação do mesmo é automaticamente realizada. Gestantes que tenham anticorpos anteriormente identificados têm sua amostra prévia testada, em paralelo, sempre que a mesma esteja disponível, com a atual para se confirmar aumento de título do anticorpo.
O acompanhamento imuno-hematológico de uma gestante aloimunizada tem por finalidade indicar ao obstetra o momento ideal para realizar exames especializados. A imunização a antígenos de grupos sanguíneos menores pode ocorrer em decorrência de abortamentos, gestações, infusão de material biológico, infusão de linfócito paterno ou transfusões prévias. Pacientes que receberam profilaxia com imunoglobulina anti-D podem apresentar positividade do teste alguns meses após a medicação.

Material:

Sangue

Instruções:

- Jejum não obrigatório

Utilidade


O perfil de acilcarnitinas, realizado por espectrometria de massas (tandem) em sangue obtido em papel filtro, oferece avaliações
quantitativas das acilcarnitinas individuais e de suas relações.
Diferentes padrões deste perfil podem indicar o diagnóstico dos distúrbios da beta oxidação dos ácidos graxos (MCAD, VLCAD, SCAD, MAD, LCHAD E CPTII), assim como algumas acidemias orgânicas ( acidemia propiônica, acidemia metilmalônica, acidemia isovalérica, acidemia glutárica tipo I, deficiência de 3 metil CoA carboxilase, deficiência de beta cetotiolase, etc).
Quando existe suspeita destas doenças, a análise é recomendada em conjunto com a análise dos ácidos orgânicos urinários e o perfil de aminoácidos. Os valores das acilcarnitinas são comparados com valores normais para determinadas faixas etárias.
O teste é indicado nos seguintes casos:
- Investigação diagnóstica em crianças com teste de triagem neonatal positivo para doença metabólica
- Avaliação de pacientes com sinais de uma possível condição metabólica, tais como letargia, vômitos e dificuldade de
desenvolvimento
- Monitoramento de indivíduos diagnosticados com alguma doença metabólica

 

Material


Papel Filtro

 

Instruções


- Recém-nascidos: intervalo entre as mamadas.
- 01 mês a 01 ano: 4 horas de jejum.
- 01 ano a 05 anos: 6 horas de jejum.
- Acima de 05 anos: 12 horas de jejum.

Exame realizado somente na central com agendamento prévio (minimo dois dias antes). Realizado somente de segunda a sexta.

Utilidade


Usado para monitorar a produção de insulina e para ajudar a determinar a causa de níveis baixos de glicose no sangue (hipoglicemia).

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.


DOWNLOAD PDF

Utilidade

Dosagem de Pentaclorofenol (Pó da China)

Material


Urina

 

Instruções


- Urina final de jornada.

Utilidade


A peroxidase tireoidiano (TPO), uma enzima que cataliza as etapas de
iodinação e acoplamento da biosíntese do hormônio tireoidiano, e
agora conhecida como o principal antígeno microssomal. O principal uso deste exame é a confirmação do diagnóstico de tireoidite autoimune. O anticorpo anti-TPO tem sido utilizado no lugar da determinação do anticorpo antimicrossomal. Anticorpos anti-TPO podem ser detectados em pessoas sem doença tireoidiana significativa. Eles não definem o status funcional tireoidiano do paciente. Substitui com vantagens os anticorpos antimicrossomais.

 

 

Material


SORO

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.
- A coleta deve ser realizada no período da manhã, até as 11:30 horas.

Utilidade

Pode ser encontrado em muitos produtos de limpeza doméstica, como: removedores de tinta, repelentes de umidade, lubrificantes siliconados, adesivos, limpadores de madeiras. É utilizado também como solvente industrial e desengraxante geralmente são utilizados em processos de lavagem a seco em lavanderias.
O tetracloroetileno é rapidamente absorvido se inalado ou ingerido. A exposição cutânea pode causar dermatite e queimaduras, mas a absorção através da pele íntegra é muito baixa. A exposição por qualquer uma das outras vias pode ser responsável por toxicidade sistêmica.  A ingestão provoca irritação do trato digestório, náuseas, vômitos e dores abdominais intensas,  já a exposição crônica pode causar lesão renal, evidenciada por elevação dos níveis de creatinina, ureia e proteína transportadora do retinol, assim como lesão do fígado, demonstrada por elevação das enzimas hepáticas. 

 

Material


Sangue total

 

Instruções

- Jejum não obrigatório.

- Coletar sangue no início da última jornada da semana laboral.

Utilidade

Pesquisa de Polimorfismos N680S-gene FSHR e N312S-gene LHCGR

- Material:

Sangue total em edta

- Instruções:

- Para realização do exame é necessário o Termo de consentimento para testes genéticos simples GeneOne (devidamente preenchido e assinado pelo médico e pelo paciente) e cópia pedido médico/relatório ou justificativa para realização do teste.

- Exame realizado somente na central de segunda a quinta das 07:00-11:00H mediante agendamento.

Utilidade


O porfobilinogênio (PBG) e o ácido aminolevulínico (ALA) são precursores das porfirinas, altamente solúveis em água, que concentram-se na urina. Na suspeita de porfiria neuropsiquiátrica aguda, o teste laboratorial mais indicado é a pesquisa de porfobilinogênio (PBG) em amostra de urina recente. Resultados falso- positivos ocorrem na presença de fenotiazinas, metildopa, urobilinogênio e ofloxacin. Recomenda-se, ainda, uma segunda amostra de PBG em urina recente para confirmação em caso de primeira amostra positiva. Na avaliação de porfiria neuropsiquiatricas crônica, o teste mais apropriado é da dosagem do PBG em urina de 24 horas. Deve-se lembrar que excreção aumentada de PBG pode
estar ausente no período intercrítico. A distinção dentre as formas neuropsiquiátricas é tradicionalmente baseada na análise fecal.

 

Material


Urina 24 Horas

 

Instruções


- Refrigerar a urina desde o início da coleta.
- Não fazer esforço físico durante a coleta.
- O paciente deve manter sua rotina diária.
- Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.

Utilidade


Diagnóstico de infecção por Giardia lamblia. O quadro de giardíase está clinicamente associado à diarréia crônica, flatulência, anorexia, déficit ponderal, ausência de febre e presença de trofozoítos e cistos nas fezes. É uma infecção comum no mundo todo, ocorrendo por transmissão fecal-oral (pode estar associada a surtos alimentares ou por contaminação da água).

 

Material


Fezes

 

Instruções


Fezes recente a fresco.


DOWNLOAD PDF
 

Utilidade


Usado para avaliar os níveis de plasminogênio em uma amostra de plasma. Durante a fibrinólise, a plasmina dissolve coágulos de fibrina para evitar coagulação excessiva e fluxo sanguíneo prejudicado.

 

Material


Plasma (Citrato)

 

Instruções


- Jejum de 8 horas.


DOWNLOAD PDF

Utilidade


O pH fecal indica se a reação das fezes é ácida ou básica.
Normalmente, a reação é neutra ou discretamente alcalina ou ácida.
Dietas ricas em carboidratos tornam as fezes ácidas; dietas ricas em proteínas as tornam alcalinas. Predominando a fermentação, a reação será ácida; no predomínio do processo de putrefação, a reação será alcalina.

 

Material


Fezes

 

Instruções


- Antes de coletar as fezes, se necessário, urinar no vaso sanitário para evitar a contaminação do material. Em casos de crianças utilizar coletor de urina, se necessário.
- Evitar o uso de talco, laxantes, antiácido, contraste oral ( utilizado em exames radiológicos) e supositórios nos 3 dias que antecedem ao exame e no dia da coleta.
- Defecar em vasilhame limpo e seco.


DOWNLOAD PDF

Utilidade


Diversas formas do antígeno prostático livre (fPSA) foram identificadas como formas precursoras do PSA (pró-PSA). Uma das formas, [-2]pró-PSA, tem sido determinada como a mais específica para câncer de próstata.
Quando as medições de p2PSA são combinadas com os testes Access Hybritech PSA e PSA livre, o índice resultante demonstra uma melhora significativa na especificidade clínica para a detecção do câncer de próstata, em relação ao PSA isolado em homens com 50 anos de idade ou mais com uma faixa de PSA de 2-10 ng/mL e sem achados suspeitos no exame de Toque retal (DRE). Este índice resultante, que indica uma probabilidade de câncer de próstata na biópsia do paciente, é conhecido como Índice de Saúde da Próstata ou phi.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.
- Para realizar o exame, o cliente precisa atender às seguintes condições:
- não ter ejaculado nas últimas 48 horas;
- não ter feito exercício em bicicleta (ergométrica ou não) nos últimos dois dias;
- não ter andado de motocicleta nos últimos dois dias;
- não ter praticado equitação nos últimos dois dias;
- não ter usado supositório nos últimos três dias;
- não ter recebido sondagem uretral ou feito exame de toque retal nos últimos três dias;
- não ter feito cistoscopia nos últimos cinco dias;
- não ter realizado ultra-sonografia transretal nos últimos sete dias;
- não ter feito colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos 15 dias;
- não ter realizado estudo urodinâmico nos últimos 21 dias;
- não ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias.
- não ter mantido relações sexuais com ejaculação nas últimas 48 horas.
- O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta a critério médico.
- No caso de homens que tenham feito prostatectomia total (retirada total da próstata), o preparo não é necessário.

Utilidade


A determinação do pH urinário é útil no manejo de litíases, na terapia de alcalinização urinária e nos distúrbios hidroeletrolíticos.
Diminuição do pH é encontrado nas litíases úricas, xânticas e cistínicas e na acidose metabólica. Aumento ocorre na alcalose respiratória, infecção por bactérias ureáticas (Proteus), acidose tubular renal e terapias de alcalinização.

 

Material


Urina Isolada

 

Instruções


- Volume minimo 10mL.

Utilidade


Pro-insulina é produzida nas células beta das ilhotas e é clivada em insulina e peptídeo C anterior a sua liberação na circulação. Normalmente, uma pequena quantidade de pro-insulina (2 a 3%) escapa da conversão e é secretada juntamente com insulina durante a estimulação da célula beta. Entretanto, pacientes gravemente hiperinsulinemicos mostram até 40% de insulina imunoreativa como sendo material pro-insulina like. A pro-insulina tem uma ação levemente hipoglicemica. A desordem clinica que mais consistentemente resultada em níveis séricos elevados é o insulinoma. Níveis aumentados de pro-insulina tem sido reportados em pacientes com insuficiente renal crônica, hipertireoidismo e hiperinsulinemia familiar. Pode ser útil no diagnóstico da hipoglicemia factícia.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum obrigatório de 12 horas ou conforme orientação médica.


DOWNLOAD PDF

Utilidade


Este perfil equivale aos exames: TSH neonatal; Hemoglobinopatias; Fenilalanina (PKU); 17 OH Progesterona neonatal; Tripsina; Biotinidase.
 

 

Material


PAPEL FILTRO

 

Instruções


- Intervalo máximo entre uma mamada e outra.

- Colher preferencialmente entre 3º e o 30º dia de vida e, no máximo, até o 90º dia.
- Coletar antes do 3º dia de vida apenas caso exista solicitação médica.
- Caso o recém-nascido tenha recebido transfusão sanguínea, recomenda-se aguardar, no mínimo,120 dias para a coleta da triagem neonatal para hemoglobinopatias e galactosemia (particularmente G1FUT). Sugere-se aguardar, no mínimo , 10 dias para biotinidase, tripsina, TSH e fenilalanina. Para os demais analítos, o tempo ideal para a coleta não está bem estabelecido e deve-se colher conforme a orientação médica.


DOWNLOAD PDF

Utilidade


As plaquetas são os menores elementos morfológicos do sangue. Sua
determinação é rotineiramente indicada na avaliação de trombocitose,
plaquetopenias e alterações morfológicos em patologias congênitas ou
adquiridas.

 

Material


Sangue total EDTA

 

Instruções


- Jejum desejável de 4 horas.