loader

Exames e Serviços

Confira abaixo os exames realizados pelo Instituto de Biomedicina do ABC

Pesquisar Exame

Utilidade

Dentre os agentes etiológicos associados a um quadro de pneumonia comunitária lista se a Legionella pneumophila. A infecção causada por L. pneumophila tem maior frequência nos pacientes com DPOC, alcoólatras, usuários crônicos de corticosteróides e imunodeprimidos. Dos agentes atípicos é o que mais acomete idosos. A apresentação clínica varia de um quadro gripal autolimitado (febre de Pontiac) que poupa o pulmão, até as formas mais graves com evolução para insuficiência respiratória. Opacidades alveolares (com broncograma aéreo) uni ou bilaterais e nodulações podem estar presentes na radiografia do tórax. Raramente, há cavitação ou derrame pleural. Dos testes utilizados para o seu diagnóstico, a cultura tem sensibilidade baixa, em torno de 50% a 60% dos casos.
A sorologia é mais útil na avaliação retrospectiva do diagnóstico, sendo que cerca de 25% dos pacientes não apresentam aumento significativo dos títulos. Testes para a pesquisa de antígeno (imunofluorescência direta e pesquisa de antígeno urinário) detectam apenas espécies de L pneumophila sorogrupo 1 (Lp1), responsável por 80% dos casos. Entretanto, várias espécies de Legionella podem causar doença. Antígenos de Legionella podem ser detectados na urina tão cedo quanto um dia após o início dos sintomas e persistem por dias a semanas. A sensibilidade dos testes de antígeno na urina varia de aproximadamente 70 a 80 % e a especificidade se aproxima de 100%.

Material


Urina Isolada

 

Instruções


- Volume minimo 5 mL.
- Coletar preferencialmente no laboratório.

Utilidade


Teste útil na avaliação das imunodeficiências congênitas de linfócitos B (gamaglobulinemias congênitas) ou combinadas (deficiência de imunidade humoral e celular).

 

Material


Sangue total em EDTA

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.
- Exame realizado somente na central de segunda a quinta até as 13:30.

Utilidade

 


É útil na avaliação de deficiência da lactase intestinal, quando da presença de patologias como doença celíaca, gastroenterite, deficiência idiopática, em danos ou disfunção da mucosa intestinal.

 


Material

 


Plasma Fluoretado


Instruções

 


- O exame deve ser coletado no período da manhã até as 11:30.

- Aos sábados o exame deve ser iniciado até as 10:00 devido ao horário de funcionamento das unidades.
- Adultos: jejum mínimo de 8 horas e máximo de 10 horas.
- Crianças:
. ate 3 anos: maior intervalo entre as mamadas.
. de 3 a 5 anos: Jejum obrigatório de 4 horas.
. maiores de 5 anos: jejum obrigatório de 8 horas (igual a adulto).
- Não tomar laxante na véspera do exame.
- Não realizar o teste em caso de diarreia no dia do exame ou até dois dias anteriores a realização do exame.

- Obrigatório presença de acompanhante para realização do exame.

Utilidade


A dehidrogenase láctica (DHL) catalisa a conversão reversível de ácido láctico muscular em ácido pirúvico, um passo essencial nos processos metabólicos que, em última análise, produzem a energia celular.

 

Material


SORO

 

Instruções

 

- Jejum não obrigatório. 
- A coleta deve ser realizada no período da manhã, até as 11:30 horas.

Utilidade

Dosagem de  Fracoes LDH1, LDH2, LDH3, LDH4, LDH5/Eletroforese de lactato dehidrogenase

Material:

Sangue

Instruções:

Jejum não obrigatório.

 

Utilidade

 


Avaliação de dislipidemias; avaliação de risco para doença coronariana. As lipoproteínas de baixa densidade (LDL - low density lipoproteins) são sintetizadas no fígado, sendo responsáveis pelo transporte do colesterol a partir do fígado para os tecidos periféricos.
 


Material

 


Soro


Instruções

 


- Jejum obrigatório de 10-12 horas.
- Obrigatório coletar até as 11:30 da manhã.

Utilidade


O reconhecimento da proteína LEDGF está fortemente associado ao padrão nuclear pontilhado fino denso observado no teste de FAN. A literatura demonstra de maneira incontestável a presença desses autoanticorpos prioritariamente em indivíduos hígidos, embora uma pequena porcentagem de pacientes autoimunes possa também apresentá-los. A interpretação de um achado positivo deve ser realizada com extrema cautela, visto que a identificação da reatividade de autoanticorpos contra a proteína LEDGF em um caso de FAN positivo torna improvável o diagnóstico de LES e de doenças similares.
O exame pesquisa anticorpos contra um fator de crescimento celular derivado do cristalino, (lens epithelium-derived growth factor, ou LEDGF), que tem peso molecular de 75 kDa. Pelo teste de FAN, o padrão nuclear pontilhado fino denso está fortemente associado à presença de autoanticorpos contra essa proteína.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.

Utilidade

 


Confirmação laboratorial em quadro de leishmaniose visceral
 


Material

 


Soro


Instruções

 


- Jejum não obrigatório.

Utilidade:

O gênero Legionella inclui aproximadamente 90 espécies, das quais mais de 20 espécies são reconhecidas como patogênicas em humanos. A espécie mais frequentemente detectada é a L. pneumophila sorogupo 1, representando cerca de 90% de todas as infecções causadas por Legionella spp. O restante dos casos têm como agente etiológico a L. pneumophila sorogrupos 4 e 6, bem como outras espécies, como L. micdadei, L. bozemanae, L. longbeachae e L. dumoffii.

As bactérias do gênero Legionella podem causar duas formas clássicas de apresentação clínica: a doença dos legionários (DL) e a febre de Pontiac; esta última caracterizada por um quadro agudo com resolução espontânea, semelhante ao observado nos quadros de gripe, porém sem acometimento pulmonar. Já a DL é caracterizada sobretudo por pneumonia grave, comunitária ou hospitalar, acompanhada de febre alta, tosse seca ou produtiva, alterações do estado mental, diarreia, náusea, vômitos e dor abdominal. Outras manifestações incluem miocardite, insuficiência renal e pancreatite. Em pacientes imunodeprimidos, por haver a formação de abscessos.

Uma característica marcante do gênero está em sua dependência de cisteína, além de sua multiplicação apenas em pHs baixos (de 6,7 a 6,9), o que torna necessária a utilização de meios específicos para o diagnóstico microbiológico, distintos daqueles disponíveis na rotina.
Assim, dentre os testes disponíveis para o diagnóstico, estão a imunofluorescência direta (IFD), a pesquisa do antígeno na urina e a pesquisa molecular por PCR. O diagnóstico sorológico usualmente requer a análise de amostras pareadas.
A IFD é realizada em amostras do trato respiratório e tem, como principal limitação, a baixa sensibilidade (25-70%). A pesquisa do antígeno urinário, na maioria dos ensaios, é específica para Legionella pneumophila sorogrupo 1 e apresenta sensibilidade média de 80%.
Esse teste realiza a pesquisa molecular através da metodologia real time PCR (qPCR) sendo altamente sensível (limite de detecção: 300 UFC/mL) e específico (especifidade: 100%) e possibilita o diagnóstico rápido dos diversos sorogrupos da espécie Legionella pneumoniae, além de diferenciar, para fins epidemiológicos, a presença de L. pneumophila sorogrupo 1.
A metodologia utilizada no teste detecta exclusivamente a espécie L. pneumophila, razão pela qual um resultado negativo não exclui o diagnóstico de doença por outro agente do gênero.

 

Material:

Diversos (Lavado broncoalveolar, Minilavado broncoalveolar, Secreção ou aspirado traqueal, Escarro)

Instruções:

Jejum não necessário. 

Exame realizado somente na matriz.

Não coletamos secreção nem lavado pois se trata de procedimento médico.

 

 

Utilidade

Leishmaniose visceral

Material

 


Soro


Instruções

 


- Jejum não obrigatório.

Utilidade

 


A leptina é um hormônio peptídico , produzido principalmente pelos adipócitos ou células gordurosas, sendo que sua concentração varia de acordo com a quantidade de tecido adiposo. Na obesidade, os níveis de leptina estão aumentados. Além de seu conhecido efeito sobre o controle do apetite, evidências atuais demonstram que a leptina está envolvida no controle da massa corporal, reprodução, angiogênese, imunidade, cicatrização e função cardiovascular.
 


Material

 


Soro


Instruções

 


- Jejum desejável de 4 horas.
- Informar no momento do cadastro peso e altura.

 

Utilidade


Indica o número de neutrófilos, bastões ou segmentados, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos presentes no sangue.

 

Material


Sangue total EDTA

 

Instruções


Jejum desejável de 4 horas.


DOWNLOAD PDF

Utilidade

O levetiracetam é um medicamento antiepiléptico indicado no tratamento de crises parciais, de crises mioclônicas (epilepsia mioclônica juvenil) e crises tônico-clônicas generalizadas (epilepsia idiopática generalizada).
Rapidamente absorvido por via oral, o fármaco tem biodisponibilidade próxima de 100%. Seu perfil farmacocinético é linear, com uma baixa variabilidade intra e interindividual. Os picos das concentrações plasmáticas (Cmáx) são atingidos em uma hora e meia (de 50 minutos a uma hora em crianças) após a administração. Observa-se o estado de equilíbrio dois dias após um esquema de administração de duas vezes por dia. A meia-vida plasmática em adultos é de 7 ± 1 horas, e não se alterou com a dose, via de administração ou com a administração repetida.
A absorção do levetiracetam não sofre alteração com a ingestão de alimentos, mas a taxa de absorção diminui ligeiramente.
O medicamento tem como via principal de excreção a urinária, sendo responsável por 95% da dose.
Em idosos, a meia-vida é aumentada em cerca de 40% (de 10 a 11 horas), o que está relacionado com a diminuição de sua função renal. Assim, recomenda-se um ajuste da dose nos indivíduos dessa população que tenham alteração da função renal.
O levetiracetam não altera as concentrações séricas de fenitoína, carbamazepina, ácido valproico, fenobarbital, lamotrigina, gabapentina e primidona e estes não influenciam sua farmacocinética.
O antiepiléptico em questão não é extensivamente metabolizado nos humanos. A principal via metabólica (24% da dose) é uma hidrólise enzimática do grupo acetamida. A produção do metabólito primário, o ucb L057, não está associada ao citocromo P450 hepático ou a suas isoformas.
Os sintomas de intoxicação pelo levetiracetam incluem sonolência, agitação, agressividade, nível de consciência reduzido, depressão respiratória e coma.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Colher antes da próxima dose da medicação ou conforme orientação médica.
- Jejum não obrigatório.

 

Utilidade

 


O LH é o hormônio estimulador das células intersticiais, nos ovários e nos testículos. No sexo feminino, seu grande aumento no meio do ciclo induz a ovulação. Se for dosado de maneira seriada, pode determinar a data da ovulação. É secretado de maneira pulsátil, o que
parece ser fundamental para a sua ação. A interpretação de uma única
medida pode ser de limitado auxílio clínico. Níveis aumentados de LH
com FSH normal ou baixo podem ocorrer com obesidade, hipertireoidismo
e doença hepática. Eleva-se nas patologias primariamente gonadais,
mostrando-se em níveis baixos nos hipogonadismos de origem hipofisária e hipotalâmica. Na Síndrome dos Ovários Policísticos pode encontrar-se em valores acima do normal, valorizando-se a relação LH/FSH maior que 2 como sugestiva de diagnóstico. Eleva-se na menopausa mais tardiamente que o FSH.


Material

 


Soro


Instruções

 


- Jejum não obrigatório.
- Para mulheres: a coleta do sangue deve preferencialmente ser realizada entre o 2º e o 5º dia do ciclo menstrual, ou conforme orientação médica.
- A coleta deve ser realizada no período da manhã, até as 11:30 horas.

 

Utilidade


Útil para no diagnóstico, no tratamento e no acompanhamento das disfunções metabólicas dos lipídios (dislipidemias), frequentemente associadas a quadros de obesidade.

 

Material


Soro

 

Instruções

 

- Jejum obrigatório de 10-12 horas.
- A coleta deve ser realizada no período da manhã, até as 11:30 horas.

Utilidade


Monitoramento da subpopulação de linfocitos T auxiliares em pacientes portadores de HIV Ver Linfócitos subpopulação linfocitaria CD4, CD8 e CD3.

 

Material


Sangue Total EDTA

 

Instruções


Jejum Não Obrigatório


DOWNLOAD PDF

Utilidade


Os lípides totais provem da absorção intestinal das gorduras e da síntese hepática e encontram-se no plasma sob a forma de complexos lipídicos e lipoprotéicos. Elevações são encontradas nas hipertrigliricidemias, hipercolesterolemias e hiperfosfolipidemias. Níveis baixos são encontrados na má absorção intestinal,
abetalipoproteinemia e doença de Tangier.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum obrigatório igual ou superior a 12 horas com prazo máximo de 16 horas ou conforme orientação médica.
- Para coletas com jejum inferior a 9 horas o paciente deve assinar um termo de responsabilidade no momento do cadastro.
- É recomendável a abstinência de álcool 72 horas antes da coleta, pois o álcool, qualquer tipo ou quantidade, pode interferir no exame.
- A coleta deve ser realizada no período da manhã, até as 11:30 horas.


DOWNLOAD PDF

 

Utilidade


Listeria monocytogenes, é um bacilo gram-positivo que causa aborto, meningite neonatal ou puerperal, septicemia ou meningites em imunodeprimidos. Os resultados das reações sorológicas devem ser interpretados com cautela, pois reações cruzadas são frequentes em decorrência de determinantes antigênicos comuns entre a L. monocytogenes e bacterias gram-positivas. O teste de aglutinação apresenta sensibilidade de 32% nos quadros de meningoencefalite e/ou septicemia. O resultado de uma amostra nem sempre é conclusivo, devendo-se sempre realizar duas coleta, com 15 dias de intervalo. Uma elevação de quatro vezes nos títulos é sugestivo de infecção recente. No caso de aborto, o isolamento em
cultura do material curetado confirma o diagnóstico.
Interpretação dos resultados: Os antígenos de Listeria usados na reação são referentes às estirpes de Listeria do tipo 1 e 4b dos antígenos celulares O e antígenos flagelares H. Os critérios de interpretação de resultados deve-se levar em consideração a possibilidade de reações cruzadas como a
produção de anticorpos pelo paciente referente a outras bactérias gram-positivas, como estafilococos e estreptococos.
A soro-conversão na infecção por Listeria é representada por títulos iguais ou maiores que 1:320, ou por aumento de 4 ou mais vezes no soro. No decurso da infecção, os anticorpos
celulares anti-O são os primeiros a aparecer, seguidos 10 a 15 dias mais tarde dos anticorpos flagelares anti-H. A presença isolada de anti-O pode indicar início de uma infecção ou uma reação cruzada. A presença simultânea de anti-O e anti-H é significativa para uma infecção atual e a presença de apenas anti-H testemunha uma infecção antiga. A presença de anti-O não seguida de anti-H pode indicar uma reação cruzada. O padrão-ouro para o diagnóstico é o encontro da bactéria em cultura de amostras de sítios estéreis mas, em alguns casos, a aglutinação é útil para o diagnóstico.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum obrigatório de 8 horas.
- Intervalo entre mamadas para lactentes.

Utilidade

 


Monitoramento dos níveis de lítio em pacientes medicados com carbonato de lítio (monitorização terapêutica do lítio).
 


Material

 


Soro


Instruções

 


- Jejum não obrigatório.
- Informar, no momento do cadastro, medicamentos em uso, dia e hora da última dose.
- A coleta ideal deve ser realizada imediatamente antes da administração da próxima dose do medicamento ou conforme orientação médica.
- Caso o medicamento seja utilizado apenas uma vez ao dia, a coleta deve ser efetuada no mínimo 12 horas após a última dose (12 a 24 horas após tomada).

Utilidade


É uma lipoproteína plasmática com composição muito similar à LDL. É
formada por dois constituintes: apo B-100 (principal componente
estrutural do LDL e VLDL) e apo (a) que apresenta grande
heterogeneidade estrutural, o que pode interferir na sua determinação
e, por vezes, impossibilitá-la. Níveis de Lp (a) são determinados
geneticamente, podendo ter grandes variações entre indivíduos de uma
mesma população. Lp(a) parece estar associada à doença coronariana.
Não é recomendado para triagem indiscriminada, mas sim, para
indivíduos com historia familiar de doença coronariana, acidente
vascular cerebral e dislipidemia. Níveis elevados de Lp (a) também são encontrados na pré-eclâmpsia, perda fetal recorrente, insuficiência renal e tromboembolismo.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.

Utilidade


Leucócitos não são encontrados normalmente no material fecal, razão pela qual sua presença indica processo infeccioso (invasão tissular) ou inflamatório do trato intestinal. - Leucócitos fecais em número aumentado costumam ser indicativos da presença de E. coli invasora, Salmonella, Shigella, e Yersinia, assim como de amebíase, colite ulcerativa, colite associada a antibiótico, colite pseudomembranosa e doenças inflamatórias intestinais idiopáticas. - Em algumas infecções bacterianas, infecções virais e giardíase, podemos não detectar presença de leucócitos nas fezes.

 

Material


Fezes

 

Instruções


- Antes de coletar as fezes, se necessário, urinar no vaso sanitário para evitar a contaminação do material. Em casos de crianças utilizar coletor de urina, se necessário.
- Evitar o uso de laxantes, antiácidos, contraste oral (utilizado em exames radiológicos) e supositórios nos 3 dias que antecedem ao exame e no dia da coleta.


DOWNLOAD PDF
 

Material


Liquido Pleural

 

Instruções


- Não realizamos a coleta do material pois trata-se de um procedimento médico.

 

Utilidade


Diagnóstico de pancreatites. A lipase tem sensibilidade e especificidade maior que a amilase para o diagnóstico de pancreatites (em parotidites não está aumentada). Valores aumentados: pancreatites (permanece elevada mais tempo que a amilase em fase aguda de pancreatite), cistos ou pseudocistos pancreáticos, peritonites.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.

- A coleta deve ser realizada no período da manhã, até as 11:30 horas.


DOWNLOAD PDF

Utilidade

Detecção de leptospirose

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum desejável de 4 horas.


DOWNLOAD PDF