loader

Exames e Serviços

Confira abaixo os exames realizados pelo Instituto de Biomedicina do ABC

Pesquisar Exame

Utilidade


O Toxoplasma gondii é um protozoário do filo Apicomplexa, de ciclo de vida facultativamente heterogêneo, tendo os felídeos como hospedeiros definitivos, enquanto que outras espécies de mamíferos e as aves funcionam como hospedeiros intermediários.
Nos humanos, o resultado da infecção varia de doença assintomática a doença severa. A infecção assintomática pode ocorrer na forma congênita ou por ingestão de material infectado em imunocompetentes, sendo que na infecção congênita e em imunossuprimidos, a forma severa é mais frequente.
A linfoadenite é a forma clinica mais comum, com 3 a 7% causando linfadenopatia clinicamente significante, particularmente, linfadenopatia cervical. Nos locais de linfoadenopatia podem ser encontrados linfonodos únicos ou múltiplos, não endurecidos e menores de 3cm de diâmetro. Essa forma clinica pode ser acompanhada de sintomas inespecíficos como cefaleia, mal-estar, fadiga, dor de garganta e mialgia. Sistemicamente, em casos mais severos, pode ocorrer necrose pulmonar, miocardite, hepatite e retinocoroidite. A forma mais severa de toxoplasmose ocorre em HIV positivos ou em imunocomprometidos devido quimioterapia ou transplantados.
O risco de toxoplasmose congênita é menor no primeiro trimestre de gestação e maior no último trimestre, apesar de clinicamente mais severa quando adquirida no primeiro trimestre. Os resultados da infecção congênita são variáveis, de aborto espontâneo a natimorto. Os sinais clássicos de toxoplasmose congênita incluem hidrocefalia ou microcefalia, calcificações cerebrais e coriorretinite.

 

Material


Sangue total EDTA

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.

 

Utilidade

Ciclohexano, ciclohexanona e ciclohexanol são importantes solventes e intermediários químicos. A exposição humana ocorre principalmente pela inalação de vapores no ambiente de trabalho e pode causar irritação e neurotoxicidade aguda. As vias metabólicas de ciclohexano, ciclohexanona e ciclohexanol são associadas, sendo o ciclohexano oxidado a ciclohexanol, e a ciclohexanona reduzida a ciclohexanol. A ciclohexanona é um solvente orgânico sem cor utilizado nas indústrias de eletrônicos, na fabricação de adesivos e tintas em PVC, em inseticidas e fungicidas, em agentes desengraxantes, na produção de ácido adípico, resinas de ciclohexanona, caprolactama e nylon, e como aditivo de lubrificação de motores de combustão interna. Em animais de laboratório, o ciclohexanol foi identificado como o principal metabólito da ciclohexanona. Em humanos, a biotransformação da ciclohexanona produz predominantemente 1,2-ciclohexanodiol (principal metabólito, excretado como glucuronídeo) e 1,4-ciclohexanodiol (não conjugado). A dosagem de 1,2-ciclohexanodiol na urina ao final do último dia de jornada da semana e a dosagem de ciclohexanol na urina ao final da jornada de trabalho são os Indicadores Biológicos de Exposição Excessiva recomendados pela NR-7 em sua última atualização para avaliação da exposição ocupacional a Ciclohexanona.

Material


Urina Isolada

 

Instruções


- Urina recente (final de jornada de trabalho).

Utilidade

Dosagem de ácido 2 etoxiácetico

Material


Urina Isolada

 

Instruções


- Urina do final da última jornada de trabalho da semana.

Utilidade


A tuberculose pulmonar continua sendo um sério problema de saúde pública. A chave para o controle da tuberculose pulmonar é a rápida detecção e a cura de casos novos. O diagnóstico definitivo depende do isolamento e identificação do agente etiológico, o Mycobacterium tuberculosis; sendo que as medidas de controle, principalmente no que diz respeito à terapêutica, dependem dos resultados dos testes de sensibilidade aos quimioterápicos utilizados no tratamento.

 

Material


Urina (Frasco Estéril)

 

Instruções


- Realizar a higiene dos genitais; desprezar a porção inicial e colher o jato intermediário diretamente no frasco.
- O material deve ser acondicionado em frasco estéril.

 

Utilidade

 


Investigação de microorganismos causadores de infecção do trato urinário.

 


Material

 


Urina Jato Médio


Instruções

 


- Exame coletado obrigatoriamente no laboratório.
- Realizar antissepsia com material fornecido pelo laboratório. Coletar em frasco estéril, jato médio.
- Sexo Feminino: Proceder a limpeza da genitália separando os grandes lábios , limpar a área genital de frente pra trás.
- Sexo Masculino: Retrair o prepúcio e proceder a higienização da genitália externa.
-Primeira urina da manhã ou retenção da urina na bexiga durante pelo menos 2 a 3 horas.
- Informar no momento do cadastro o uso prévio de antibióticos.
- Pessoas idosas que não conseguem fazer retenção urinária para micção podem fazer a coleta de qualquer jato. Informar no momento do cadastro.
- Será coletado primeiro jato quando for especificado no pedido médico.
- Para crianças que não tem controle da micção será colocado o coletor de forma asséptica. Este deverá ser trocado de 45 minutos a uma hora. A cada troca a higienização será repetida.

Utilidade


É a principal fonte de excreção do nitrogênio. Produto de metabolismo
hepático das proteínas, é excretada nos rins. Desta forma, a ureia é
diretamente relacionada a função metabólica hepática e excretória
renal. Sua concentração pode variar com a dieta, hidratação e função
renal. Dosagem feita após hemodiálise.
 

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.
- Não realizamos hemodialise.

Utilidade

 


A solubilidade é um fator determinante do comportamento das
porfirinas. A uroporfirina é a porfirina mais solúvel em água, sendo
encontrada na urina e em menores concentrações nas fezes e
sangue. Encontra-se elevada nos pacientes com Porfiria Cutânea Tardia, Porfiria Eritropoiética Congênita, insuficiência renal crônica e neoplasias.


Material

 


Urina amostra Isolada


Instruções

 


Colher a 1ª urina da manhã ou urina com o mínimo de 4 horas de retenção urinária.
- Fazer higiene local com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato e
coletar o jato do meio.
- Utilizar frasco protegido da luz (âmbar).
- Volume minimo 30 mL.

Utilidade

 


A proteína de Bence Jones é uma imunoglobulina, composta por dímero de cadeia leves (Kappa ou lambda) de baixo peso molecular, sintetizada por plasmócitos, com uma clássica carcaterísitica de solubilidade (coagulação entre 40°C a 60°C e a solubilização a 100°C). É produzida em grande quantidade, excedendo a capacidade de metabolismo pelo rim, com consequente perda pela urina. A produção prolongada desta proteína leva uma lesão tubular com insuficiência renal. O percentual de pacientes que apresentam proteína de Bence Jones na urina varia para cada patologia: 70% no mieloma múltiplo, 30% na macroglobulinemia de Waldenstrom, 20% nas doenças linfoproliferativas malignas e 10% nas gamopatias monoclonais benignas. A técnica eletroforética é o método de escolha para a identificação desta proteína, visto que, tomando como exemplo mieloma múltipla, 70 a 80% dos casos podem ser identificados com a sua utilização, contra apenas 50% dos casos com utilização do método do aquecimento.


Material

 


Urina Isolada


Instruções

 


- Evitar o uso de medicamentos e contraste radiológicos.
- Coletar, preferencialmente, a primeira urina da manhã ou com intervalo mínimo de 4 horas após a última micção. Desprezar o primeiro jato de urina (porção inicial de urina) no vaso sanitário, e sem interromper a micção, coletar o segundo jato de urina (jato médio, não encostando o frasco na região genital).

Utilidade


Este teste, devido as variações de dieta, filtração, reabsorção renal
e síntese hepática, é pouco útil na medição da taxa de filtração
glomerular, sendo mais usado na medida da taxa de produção de ureia e
na avaliação dos compostos nitrogenados não protéicos.

 

Material


Urina 24 horas + Soro

 

Instruções

 

- Jejum não obrigatório.
 - Refrigerar a urina desde o início da coleta. 
- Não fazer esforço físico durante a coleta. 
- O paciente deve manter sua rotina diária. 
- Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica. 
- Coletar a amostra de sangue no mesmo dia do término da coleta de urina. 
- A urina tem que ser entregue no laboratório no dia em que terminar a coleta.

Utilidade


É a principal fonte de excreção do nitrogênio. Produto do metabolismo
hepático das proteínas, e excretada nos rins. Desta forma, a ureia e
diretamente relacionada a função metabólica hepática
e excretória renal. Sua concentração pode variar com a dieta,
hidratação e função renal.

 

Material


Soro

 

Instruções


Jejum não obrigatório.

 

Utilidade


O exame de urina rotina é muito importante para avaliações da função renal e afecções do trato urinário, podendo auxiliar no diagnóstico e avaliação da eficácia do tratamento. O exame compreende três etapas: caracteres gerais (propriedades físicas); pesquisa de elementos anormais (pesquisa química); sedimentoscopia (exame microscópico da urina).

 

Material


Urina

 

Instruções


- Colher obrigatoriamente no laboratório.

- Recomendável coletar a 1ª urina da manhã ou com intervalo de 4 horas entre as micções.
- Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar.
- Para urina primeiro jato, colher os primeiros 10 a 20 mL de urina (não ultrapassar o volume de 20 mL).
- Para urina recente (jato médio), desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato do meio (cerca de 30 mL).
- Para coletas realizadas em casa o cliente deve entregar a urina no laboratório em no máximo 1 hora após a coleta, em temperatura ambiente ou refrigerada.
- Mulheres: não fornecemos e nem indicamos o uso de tamponamento (absorvente interno) para coleta de urina no período menstrual.
- Criança: Não utilizar pomadas no dia da coleta. Sempre que possível, colher no próprio laboratório tomando cuidados especiais com assepsia.
- Coleta com coletor de urina infantil: somente realizada nas dependências do laboratório.
- Manter dieta hídrica habitual.
- Não coletar urina após cliente ter ingerido dextrosol, coletar antes da ingestão ou orientar coleta no dia seguinte.

 

Utilidade


A solubilidade é um fator determinante do comportamento das
porfirinas. A uroporfirina é a porfirina mais solúvel em água, sendo
encontrada na urina e em menores concentrações nas fezes e sangue.
Encontra-se elevada nos pacientes com Porfiria Cutânea Tardia, Porfiria
Eritropoiética Congênita, insuficiência renal crônica e neoplasias.

 

Material


Urina 24h

 

Instruções


- Utilizar frasco protegido da luz.

Ao acordar pela manhã esvaziar a bexiga por inteiro, iniciar a coleta a partir da 2ª micção do dia, coletar todo o volume e todas as urinas rigorosamente no frasco fornecido pelo laboratório, finalizar a coleta com a primeira micção do dia seguinte, completando assim o ciclo de 24 horas.

Manter o frasco refrigerado durante o período da coleta, longe do congelador.

Frasco para coleta:

Fornecido pelo laboratório, ou utilizar recipiente de água mineral sem gás e sem uso, a fim de evitar contaminações.

Não serão recebidas coletas realizadas em outros recipientes.

 Jejum não obrigatório.
- Não fazer esforço físico durante a coleta.
- O paciente deve manter sua rotina diária.
- Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.

- Informar no momento do cadastro peso e altura.

Utilidade


É a principal fonte de excreção do nitrogênio. Produto do metabolismo hepático das proteínas, e excretada nos rins. Desta forma, a ureia é
diretamente relacionada a função metabólica hepática e excretória renal. Sua concentração pode variar com a dieta, hidratação e função renal.

 

Material


Urina Isolada

 

Instruções


- Colher preferencialmente no laboratório a 1ª urina da manhã ou com intervalo de 4 horas entre as micções.

- Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato do meio.

 

Utilidade


É a principal fonte de excreção do nitrogênio. Produto do metabolismo hepático das proteínas, e excretada nos rins. Desta forma, a ureia é
diretamente relacionada a função metabólica hepática e excretória renal. Sua concentração pode variar com a dieta, hidratação e função renal.

 

Material


Urina 24H

 

Instruções

Ao acordar pela manhã esvaziar a bexiga por inteiro, iniciar a coleta a partir da 2ª micção do dia, coletar todo o volume e todas as urinas rigorosamente no frasco fornecido pelo laboratório, finalizar a coleta com a primeira micção do dia seguinte, completando assim o ciclo de 24 horas.

Manter o frasco refrigerado durante o período da coleta, longe do congelador.

Frasco para coleta:

Fornecido pelo laboratório, ou utilizar recipiente de água mineral sem gás e sem uso, a fim de evitar contaminações.

Não serão recebidas coletas realizadas em outros recipientes.

 Jejum não obrigatório.
- Não fazer esforço físico durante a coleta.
- O paciente deve manter sua rotina diária.
- Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.

- Informar no momento do cadastro peso e altura.

Utilidade


O vírus da Varicella zoster é responsável por duas síndromes clínicas: a catapora e o
Herpes Zoster. A catapora representa uma grande ameaça a neonatos e indivíduos
imunocomprometidos. O herpes zoster é mais comum acima dos 50 anos, sendo frequente em
pacientes com imunidade comprometida por neoplasias, uso de drogas imunossupressoras ou em
crianças expostas ao vírus no período neonatal. A presença de IgM ou alto título de IgG
correlaciona-se com infecção ou exposição recente, enquanto baixos títulos de IgG são
observados em adultos sãos. Na catapora, a IgM é detectada sete dias após o rash,
atingindo o pico em 14 dias. Quanto ao herpes zoster, a IgM aumenta em torno do 8º e 10º
dia após a erupção, com pico geralmente no 18º e 19º dia. É importante ressaltar que as
vacinações induzem a síntese de IgG, embora a grande proteção seja do tipo celular.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.

Utilidade:

Com o surgimento da COVID-19, causada pelo coronavírus tipo 2 (SARS-CoV-2), iniciou-se o desenvolvimento de vacinas. No entanto, estudos recentes de sociedades internacionais apontam reação adversa também conhecida como VITT (Trombocitopenia Trombótica Induzida pela Vacina), que traz características similares à HIT (Trombocitopenia Induzida pela Heparina). Porém, na VITT os anticorpos reacionais atuam diretamente contra o complexo formado pelo PF4 e heparina. Portanto, para avaliar a VITT o exame mais indicado é VAHPF4 - ANTICORPOS ANTI HEPARINA - PF4, realizado por método ELISA. É importante ressaltar que outros testes de anticorpos HIT, como por exemplo o ensaio imunoturbidimétrico de látex (LIA) e o imunoensaio quimioluminescente (CLIA) não são sensíveis para VITT, podendo apresentar resultados falsos negativos. 

Material:

Plasma

Instruções:

- Jejum não obrigatório.

- Exame coletado somente na central, de segunda  a sexta, das 07:00-11:00H.

- Obrigatório preenchimento do questionário RQ-0971 FORMULÁRIO PARA ANTICORPOS ANTI HEPARINA-PF4 .

Utilidade


O vírus da Varicella zoster é responsável por duas síndromes
clinicas: a catapora e o Herpes Zoster. A catapora representa uma
grande ameaça a neonatos e indivíduos imunocomprometidos. O herpes
zoster é mais comum acima dos 50 anos, sendo frequente em pacientes
com imunidade comprometida por neoplasias, uso de drogas
imunossupressoras ou em crianças expostas ao vírus no período
neonatal. A presença de IgM ou alto título de IgG correlaciona-se com
infecção ou exposição recente, enquanto baixos títulos de IgG são
observados em adultos sadios. Na catapora, a IgM é detectada sete dias
após o rash, atingindo o pico em 14 dias. Quanto ao herpes zoster,a
IgM aumenta em torno do 8º e 10º dia após a erupção, com pico
geralmente no 18º e 19º dia. É importante ressaltar que as vacinações
induzem a síntese de IgG, embora a grande proteção seja do tipo
celular.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.

 

Utilidade


O Acido Valpróico (Depakene Epilenil) é um anticonvulsivante também usado em distúrbios bipolares e na profilaxia da enxaqueca. Sua dosagem é útil na monitorização dos níveis terapêuticos e toxicidade. Cerca de 90% da droga se liga à albumina, com pico plasmático em 1 a 8 horas e meia vida de 6 a 16 horas. Estado de equilíbrio ocorre após 3 dias de uso do medicamento. Alguns pacientes necessitam de níveis séricos superiores aos valores de referência para controle das convulsões. A principal causa de níveis baixos e o não uso da medicação. Seu metabolismo é hepático (95%), sendo que drogas que induzem o citocromo P-450 como carbamazepina, fenitoína, fenobarbital e primidona reduzem seus níveis. Dependendo da idade, apresentam grandes variações individuais. O acido valproico aumenta os níveis de Lamotrigina e Fenobarbital. Valores acima de 200 microg/mL são considerados tóxicos. Pacientes com hipoalbuminemia podem ter toxicidade mesmo com níveis normais.

 

Material


Sangue

 

Instruções

 

- Jejum não obrigatório.
- A coleta deve ser realizada antes da próxima dose do medicamento ou conforme orientação médica.

 

Utilidade:

O vanádio é utilizado na produção de aços resistentes à ferrugem, molas e ferramentas de alta velocidade. O pentóxido de vanádio é utilizado em cerâmica, como um catalisador, o sulfato de vanadil e o metavanadato de sódio têm sido utilizados como suplementos alimentares. A inalação de níveis elevados de pentóxido de vanádio pode provocar danos no pulmão. A ingestão de vanádio pode provocar náuseas e vômitos. A intoxicação crônica se apresenta com uma coloração verde-escura da língua, problemas hepáticos, renais e nervosos. Eventualmente anemia e leucopenia.

Material:

Urina isolada

Instruções:

Coletar em frasco apropriado a urina do final do último dia da jornada de trabalho, ou após o período de exposição.

Utilidade


Vitamina integrante do complexo B, a Tiamina tem um papel-chave no funcionamento do sistema nervoso e na produção de energia. As principais fontes de Tiamina são cereais, grãos, carnes (especialmente de porco), vegetais e laticínios. A absorção da Tiamina ocorre no duodeno proximal e jejuno na presença de meio ácido. É metabolizada no fígado e a excreção é renal. Se ingerida em excesso e a capacidade de absorção for ultrapassada, a liberação da vitamina B1 é feita pelas fezes.
Deficiência de tiamina ocorre comumente em idosos e em indivíduos com doenças gastrointestinais, durante tratamento para câncer, ou em uso prolongado de diuréticos. Encontra-se também reduzida em pacientes alcoólatras, portadores de infecções crônicas e diabetes. Em casos de ingesta inadequada a deficiência pode ocorrer em até 21 dias.
A deficiência grave resulta em falência cardíaca (beribéri) ou manifestações neurológicas (encefalopatia de Wernicke). Insuficiência subclínica pode afetar o desempenho intelectual e a sensação inespecífica de bem-estar. A tiamina difosfato é a forma fisiologicamente ativa da tiamina, sendo predominante nos eritrócitos.

 

Material


Sangue

 

Instruções


- Jejum obrigatório de 8 horas.

Utilidade

Dosagem de Vitamina B3

Material


Sangue total EDTA

 

Instruções


- Jejum desejável de 4 horas.
- Informar no momento do cadastro medicamento em uso.

- Exame realizado na central de segunda a quarta até as 13:30.
- Nas unidades realizamos somente as segundas e terças.
- Não realizamos o exame em feriados e véspera de feriado.


DOWNLOAD PDF

Utilidade

Dosagem de Ácido Pantotênico

Material


Sangue total em EDTA

 

Instruções


- Jejum obrigatório de 8 horas.
- O exame só é coletado de segunda a quarta na central até as 13:30.
- Nas demais unidades só pode ser coletado de segunda e terça devido a baixa estabilidade da amostra.
- Não coletamos aos feriados e véspera de feriado.

Utilidade


A Vitamina B6 envolve um grupo de compostos metabolicamente intermutáveis, o piridoxol (o álcool), o piridoxal (o aldeído) e a piridoxamina (a amina). Solúvel em água, termoestável em pH ácido, instável à luz, o Piridoxal 5 fosfato (PLP) atua na formação do ácido alfa aminolevulínico, percursor do grupo heme da hemoglobina . Os principais antagonistas que intereferem na disponibilidade de vitamina B6, são: o Desoxipiridoxina, a Isoniasida, a Hidralazina, o Cicloserina, e a Penicilamina. As deficiências devido aos antagonistas podem acarretar: fraco crescimento, convulsões, lesões na pele, queda na produção de anticorpos, vômito, cálculos renais. A deficiência marginal de vitamina B6 ocorre entre os grupos: gestantes e lactantes, mulheres que tomam contraceptivos orais com alto teor de estrogénio, alcoólicos crônicos. A deficiência franca de Vitamina B6 pode causar anemia hipocrômica e perda da capacidade de conversão do triptofano em ácido nicotínico.

 

Material


Plasma em EDTA

 

Instruções


- Jejum obrigatório de 8 horas.


DOWNLOAD PDF

Utilidade:

O fator de crescimento do endotélio vascular (VEFG) é uma proteína sinalizadora envolvida na angiogênese. Em situações fisiológicas, esta proteína possui importante papel durante o desenvolvimento embrionário e no reparo do dano vascular, induzindo à neoangiogênese.  A expressão desse fator é regulada por processos transcricionais e pós-transcricionais incluindo o splicing alternativo, hipóxia, hormônios, outros fatores angiogênicos e microRNAs.
Estudos sobre VEGF são concentrados nas doenças cancerígenas. Foi identificado que os tumores crescem de forma acelerada e desordenada por meio do mecanismo VEGF que, ao promover o crescimento de novos vasos, ajuda na proliferação do câncer.<br>Neste contexto, a dosagem do VEGF pode ter valor na avaliação de pacientes que estão sendo considerados para receber terapia anti-angiogênica. Drogas como, por exemplo, o bevacizumab (Avastin), um anticorpo monoclonal anti-VEFG, têm sido utilizadas no tratamento de diversos tumores sólidos metastáticos (p. ex.: câncer de cólon, reto, mama, pulmão, rins) e retinopatias proliferativas (especialmente degeneração macular associada à idade e retinopatia diabética). Adicionalmente, é um marcador útil para diferenciação das diversas causas de doenças plasmocitárias monoclonais e monitoramento da resposta terapêutica a síndrome POEMS - Síndrome de Crow-Fukase (polineuropatia, organomegalia, endocrinopatia, gamopatia monoclonal e lesões cutâneas).
* Esse exame é utilizado para a determinação do VEGF-A (tipo A) 
 
Material:
Sangue (plasma em EDTA congelado)
 
Instruções:
- Jejum não obrigatório