AFINAL, COMO DESCOBRIR QUAIS ALIMENTOS ME FAZ MAL?
Com o teste de intolerância alimentar, é possível determinar anticorpos da classe IgG contra uma série de alimentos e seus respetivos aditivos.
A causa para a constituição de uma tolerância a um alimento é um intestino doente (cronicamente), que apresenta uma permeabilidade aumentada para ingredientes alimentares. Estes ingredientes chegam à corrente sanguínea e o sistema imunitário pode reagir contra as substâncias estranhas com a formação de anticorpos IgG. Consequentemente, formam-se os chamados imunocomplexos, que podem desencadear uma série de reações inflamatórias e, assim, uma série de sintomas.
O início dos sintomas sempre demora em caso de intolerância alimentar (de várias horas a dias após a ingestão dos alimentos), razão pela qual pode ser muito difícil associá-los a um quadro clínico especial, mesmo para os especialistas.
O Exame Brasil possui dois painéis capazes de identificar 108 ou 216 alimentos que podem ser de diferentes grupos alimentares: frutos do mar, legumes, lácteos e ovo, carnes, verduras e hortaliças, ervas e especiarias, frutos secos, cereais e frutas em geral. Este teste não é indicado para casos suspeitos de doença celíaca, intolerância à glicose, frutose e lactose ou alergias alimentares.