loader

Exames e Serviços

Confira abaixo os exames realizados pelo Instituto de Biomedicina do ABC

Pesquisar Exame

Utilidade

Dentre os agentes etiológicos associados a um quadro de pneumonia comunitária lista se a Legionella pneumophila.
A infecção causada por L. pneumophila tem maior frequência nos pacientes com DPOC, alcoólatras, usuários crônicos de corticosteróides e imunodeprimidos. Dos agentes atípicos é o que mais acomete idosos. A apresentação clínica varia de um quadro gripal autolimitado (febre de Pontiac) que poupa o pulmão, até as formas mais graves com evolução para insuficiência respiratória.
Opacidades alveolares (com broncograma aéreo) uni ou bilaterais e nodulações podem estar presentes na radiografia do tórax. Raramente, há cavitação ou derrame pleural. Dos testes utilizados para o seu diagnóstico, a cultura tem sensibilidade baixa, em torno de 50% a 60% dos casos.
A sorologia é mais útil na avaliação retrospectiva do diagnóstico e requer a coleta de amostras agudas e convalescentes com intervalo de quatro semanas. Cerca de 25% dos pacientes não apresentam aumento significativo dos títulos.

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum desejável de 4 horas.

Utilidade


Confirma o diagnostico de miastenia gravis (MG); sendo o ensaio altamente especifico. Detecta MG em pacientes com timoma ou doença enxerto-hospedeiro. O anticorpo anti-receptor de acetilcolina é negativo em 7% a 34% dos indivíduos com MG e, falso-negativos são observados em 21% a 50% dos casos de MG ocular. O anticorpo pode não ser detectado durante os primeiros 6 a 12 meses após o inicio dos sintomas. O teste tem maior probabilidade de estar positivo naqueles com forma moderada a grave do que em indivíduos com a forma leve da doença. Resultados falso-positivos biológicos são encontrados na síndrome de Eaton-Lambert, raramente em parentes do primeiro grau dos acometidos com MG, timoma sem evidencia de MG, esclerose lateral amiotrófica, cirrose biliar primaria carcinoma de pulmão e em indivíduos idosos com propensão a doenças auto-imunes. Embora falso-
positivos são descritos em indivíduos submetidos a transplante de medula óssea e tratamento subsequente com penicilamina, sinais clínicos de MG podem desenvolver-se nesses pacientes.

Segue abaixo uma orientação quanto à indicação do uso dos anticorpos dos receptores de acetilcolina (ligador, bloqueador e receptor):

Screening inicial: anticorpo ligador Confirmação de diagnóstico: anticorpo ligador ou anticorpo modulador (caso o ligador for negativo) Monitorização da resposta terapêutica e progressão da doença: anticorpo bloqueador
Início recente da MG (menor que 1 ano): anticorpo modulador
Apenas fraqueza moderada do músculo: anticorpo modulador
Apenas fraqueza do músculo ocular: anticorpo modulador

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum desejável de 4 horas.

 

Utilidade


 Na avaliação de doenças hepáticas de etiologia desconhecida, bem como marcadores de hepatite autoimune do tipo 2. 

 

Material


Soro

 

Instruções


Jejum não obrigatório.


DOWNLOAD PDF

Utilidade:

O teste de FISH para ALK nos permite detectar rearranjos envolvendo a região do gene ALK no cromossomo 2. Translocações envolvendo o gene ALK são frequentes em linfoma de grandes células anaplásico (ALCL) e linfoma não-Hodgkin de células T. Além disso, uma inversão envolvendo o gene ALK é frequentemente identificada em CEC ou adenocarcinoma de pulmão e suas variantes (antigo câncer de pulmão de não pequenas células). Esta inversão implica
predição a resposta terapêutica quando houver rearranjo com outro gene chamado EML4, também detectado por FISH.
O FISH é realizado em cortes histológicos utilizando dupla coloração para o gene ALK na região 2p23. Esta sonda flanqueia o gene por inteiro. São avaliadas 50 células por ensaio. O rearranjo ALK é considerado POSITIVO quando mais de 15% das células analisadas apresentam separação do sinal verde e vermelho e a distância é 2 vezes o tamanho do sinal ou é observado apenas o sinal vermelho (3' ALK). O rearranjo ALK é considerado NEGATIVO quando 15% ou menos células apresentam distância menor que o tamanho de dois sinais.

Material:

Bloco de parafina + lâmina + laudo 

Instruções:

- Levar o material, laudo e pedido em qualquer umas das nossas unidade.

Utilidade

Dentre os agentes etiológicos associados a um quadro de pneumonia comunitária lista se a Legionella pneumophila.
A infecção causada por L. pneumophila tem maior frequência nos pacientes com DPOC, alcoólatras, usuários crônicos de corticosteróides e imunodeprimidos.
Dos agentes atípicos é o que mais acomete idosos.
A apresentação clínica varia de um quadro gripal autolimitado (febre de Pontiac) que poupa o pulmão, até as formas mais graves com evolução para insuficiência respiratória.
Opacidades alveolares (com broncograma aéreo) uni ou bilaterais e nodulações podem estar presentes na radiografia do tórax.
Raramente, há cavitação ou derrame pleural.
Dos testes utilizados para o seu diagnóstico, a cultura tem sensibilidade baixa, em torno de 50% a 60% dos casos.
A sorologia é mais útil na avaliação retrospectiva do diagnóstico e requer a coleta de amostras agudas e convalescentes com intervalo de quatro semanas.
Cerca de 25% dos pacientes não apresentam aumento significativo dos títulos.

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum desejável de 4 horas.

Utilidade


Essa enzima é utilizada na avaliação dos quadros de fraqueza muscular.
Níveis elevados são encontrados nas fases iniciais das doenças
musculares como distrofia muscular e dermatopolimiosite. Níveis
elevados também podem ser encontrados em doenças hepáticas, na
pancreatite, no infarto do miocárdio e em neoplasias. Valores baixos
podem ser encontrados nas fases avançadas das miopatias.

 

Material


Soro

 

Instruções


Jejum não obrigatório


DOWNLOAD PDF

Utilidade


O alumínio é um elemento não essencial, então considerado tóxico, porém de grande apreciação clínica como antiácido estomacal e como agente quelante de fosfato para pacientes em tratamento de diálise. As vias de absorção são: inalatória, oral, via dérmica e parenteral (principalmente em pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento de hemodiálise, devido à presença de alumínio nas soluções). Os rins são a principal via de eliminação de alumínio derivado da ingestão. Os principais efeitos tóxicos do Al são no SNC e no metabolismo ósseo. O Ministério da Saúde define como critério de avaliação, que o alumínio deva ser monitorado pelo menos uma vez ao ano. Os valores de referência para pacientes em hemodiálise e para trabalhadores expostos, não devem ser comparados, porque os compostos de alumínio não são os mesmos. O problema da contaminação já existe a partir da coleta da amostra em função do tipo de recipiente para a armazenagem, limpeza do mesmo e da presença de partículas de poeira no ar. Às amostras de sangue acrescentam-se ainda traços de alumínio provenientes da pele do paciente, da utilização de agulhas e seringas e, quando necessário, da utilização de agentes anticoagulantes. As principais fontes de contaminação são recipientes, reagentes e partículas provenientes do ar. Recipientes de vidro são contra-indicados devido à presença do óxido de alumínio.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Em caso de pacientes que fazem hemodiálise a coleta deve ser realizada precedendo a sessão de diálise, antes da heparinização do paciente, ao final do maior período interdialítico ou conforme orientação médica.

- Jejum não obrigatório.

Utilidade

 


O alumínio é o metal mais abundante e o terceiro elemento mais abundante depois do oxigênio e do silício. É um metal leve, prateado, empregado na produção de ligas de cobre, zinco, na purificação de água e açúcar, em cosméticos, em refratários, vidros, abrasivos, tintas, fundição, barcos, fiação elétrica, entre outros. Os mecanismos que protegem contra o acúmulo de alumínio (excreção renal e barreira gastrointestinal) estão ausentes nos pacientes submetidos à diálise ou são altamente exigidos pela ingestão de doses farmacológicas de sais de alumínio com a finalidade de quelar o fósforo enteral. As consequências clínicas da intoxicação por alumínio nos pacientes submetidos à diálise incluem síndrome neurológica, doença óssea induzida por alumínio, miopatia e anemia. Acompanhar regularmente os níveis séricos de alumínio são recomendações que limitam a ocorrência da toxicidade pelo alumínio nos pacientes submetidos à diálise.


Material

 


Urina Isolada


Instruções

 


- Medicamentos que apresentem alumínio em sua composição devem ser evitados.
- Coletar urina do início do último dia da jornada de trabalho (recomenda-se evitar o primeiro dia de jornada da semana). Manter amostra refrigerada desde o momento da coleta.

Utilidade


O antígeno Mi-2 é um componente do complexo das deacetilases remodeladoras da cromatina (subunidade Mi-2 β). Anticorpos anti-Mi-2 são considerados anticorpos miosite específicos, com sensibilidade de 4% a 18% para miosite autoimune idiopática e especificidade de 98% a 100%. Anticorpos anti-Mi-2 podem ser detectados em até 31% dos pacientes com dermatomiosite (DM). Possuem alto valor preditivo positivo para DM, pois mais de 90% dos pacientes com anticorpos anti-Mi-2 têm diagnóstico de DM. Geralmente estes pacientes possuem os sinais cutâneos clássicos da doença e evoluem com boa resposta à
corticoterapia. A especificidade dos anticorpos anti-Mi-2 é método dependente. Dependendo do método utilizado para a pesquisa, podem estar presentes em 0 a 10% dos pacientes com polimiosite e 0 a 8% dos pacientes com miosite por corpúsculos de inclusão.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.

Utilidade

 


O ácido mandélico é o principal indicador biológico da exposição ocupacional ao estireno, que ocorre durante a produção de polímeros plásticos, como poliestireno, resinas , borracha sintética e produtos de fibra de vidro. O estireno é absorvido em cerca de 98% pela via pulmonar e em 2% pela pele.O esforço físico durante a exposição favorece a absorção. O etilbenzeno é outra substância que é metabolizada em ácido mandélico. Este solvente é utilizado como aditivo em combustível e na produção de estireno.
O etilbenzeno tem também como metabólito o ácido fenilglioxílico. Estes metabólitos precisam ser coletados na urina após no mínimo dois dias de exposição ao solvente.Menos de 3% do estireno é excretado na forma inalterada, 85%, na forma de ácido mandélico na urina e o restante, na forma de ácido fenilglioxílico na urina.


Material

 


Urina


Instruções

 


Coletar em frasco apropriado a amostra no início do primeiro dia da semana da jornada de trabalho, ou antes do período de exposição. Manter a amostra refrigerada desde o momento da coleta.

Utilidade

Dosagem de amiodarona

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.
- Colher 12 horas após a última dose do medicamento.

Utilidade


A miastenia gravis (MG) é uma doença neuromuscular caracterizada por fraqueza e fadiga da musculatura esquelética, adquirida e de caráter autoimune em que há comprometimento da transmissão neuromuscular provocado por uma diminuição do número das junções devido a ataque mediado por autoanticorpos, embora os tratamentos disponíveis sejam efetivos, a cura permanece elusiva. Indicação: Considerados testes de segunda linha no diagnóstico de Miastenia Gravis. Recomenda-se sua utilização no caso da triagem inicial negativa realizada com os testes considerados como de primeira linha. 

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.


DOWNLOAD PDF

Utilidade


Anticorpos antimitocôndria (AMA) são considerados marcadores diagnósticos da cirrose biliar primária (CBP). O alvo antigênico dos AMA são as enzimas do complexo 2-oxo-ácido desidrogenase (antígeno M2). Os antígenos específicos foram identificados como as subunidades E2 do complexo piruvato desidrogenase (PDC-E2), o complexo 2-oxo-ácido desidrogenase de cadeira ramificada (BCOADC-E2) e o complexo 2-oxo glutarato desidrogenase (OGDC-E2). AMA são tradicionalmente pesquisados pelo método da imunofluorecência indireta (IFI) em substrato composto por cortes histológicos de estômago, fígado e rim de rato, com sensibilidade de 90% e especificidade de 98%. Entretanto, a interpretação da IFI pode ser afetada por fatores como a proficiência do examinador e a presença concomitante de outros autoanticorpos. Os testes de fase sólida, como o ELISA, não sofrem influência dessas variáveis. Os testes ELISA anti-M2 de primeira geração utilizam PDC-E2 como substrato principal para detectar AMA. Enquanto 80-90% dos pacientes com CBP comprovada histologicamente têm anticorpos anti-PDC-E2, cerca de 10% de doentes com CBP apenas reagem a BCOADC-E2 e/ou OGDC-E2. O teste Anti-M2-3E ELISA utiliza como substrato uma mistura do antígeno PDC nativo e de uma proteína de fusão recombinante contendo os epítopos imunodominantes das subunidades E2 dos complexos PDC, BCOADC e OGDC. O ELISA Anti-M2-3E apresenta sensibilidade de 93% e especificidade de 98%, permitindo assim, a identificação adicional de pacientes com CBP e resultados negativos para AMA na IFI.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.

 

Utilidade


Útil para o diagnostico de gastrite atrófica e anemia perniciosa.
Absorção da vitamina B12 (cobalamina) depende da produção do fator
intrínseco pelas células parietais gástricas que também secretam o
ácido clorídrico.
Gastrite autoimune leva à diminuição dos produtos das células
parietais e consequente gastrite atrófica e deficiência de B12 (anemia
perniciosa).
Anticorpos anti-células parietais são encontrados em 90% dos pacientes
com anemia perniciosa.
Valores elevados também podem ser encontrados em úlceras gástricas,
cancer gástrico e Síndrome de Sjögren. Cerca de 7% dos adultos
saudáveis têm esses anticorpos detectáveis.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum obrigatório de 8 horas.
- Intervalo entre mamadas para lactentes.

Utilidade

 


Ácido Metilhipúrico é o indicador biológico da exposição ocupacional ao xileno. O ácido metilhipúrico representa mais de 95% da fração metabolizada dos xilenos (dimetilbenzenos). Eles são líquidos incolores, de elevada lipossolubilidade e praticamente insolúveis em água.Os xilenos são utilizados como thinner para tintas e lacas, agentes de limpeza além de outros usos industriais.Os xilenos podem sofrer absorção através das vias cutânea e pulmonar. São biotransformados no fígado sendo excretados na urina.Ingestão de álcool inibe a biotransformação do xileno, diminuindo a excreção de seu metabólito na urina.


Material

 


URINA


Instruções

 


- A biotransformação do xileno a ácido metil-hipúrico é inibida na presença de ácido acetil salicílico (Aspirina), por isso, à critério médico, deve ser evitado usar o medicamento antes da coleta.
- O álcool inibe a biotransformação dos Xilenos e diminui a excreção urinária do Ácido Metil Hipúrico, por isso deve ser evitado o consumo antes da coleta.

Utilidade


A amilase é uma enzima excretada pelo pâncreas, sensível no diagnóstico de pancreatite aguda. Eleva-se 12 horas após o início da
pancreatite e persiste por 3 a 4 dias. Valores três a cinco vezes acima do nível normal são considerados significativos. Níveis elevados
também são encontrados em tumores periampulares, caxumba, úlcera péptica perfurada, obstrução e infarto intestinal,
colecistopatias sem pancreatite, cirrose hepática, aneurisma de aorta, apendicite, traumas, queimaduras, uso de colinérgicos, meperidina e morfina. Hipertrigliceridemia pode causar resultados falsamente baixos.

 

Material


SANGUE

 

Instruções

 

- Jejum não obrigatório.
- A coleta deve ser realizada no período da manhã, até as 11:30 horas.


DOWNLOAD PDF

Utilidade

 

Dosagem de AMILOIDE PROTEINA A

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.

Utilidade


A dosagem de aminoacidos na urina é usada para triagem de doenças metabólicas incluindo as determinadas por herança genética. Estas doenças estão, muitas vezes, associadas com problemas mentais, degeneração do sistema nervoso e incapacidade de desenvolvimento.

 

Material


Urina

 

Instruções


- Colher primeira urina da manhã ou após retenção urinária mínima de 4 horas.
- Lavar as mãos, fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato médio em frasco próprio.
- Alguns medicamentos podem interferir na realização do exame: ácido ascórbico, aspartame,aspirina, bactrim e associados, contraceptivos orais, glicose, indometacina, progesterona, testosterona e valproato. Avaliar com o médico solicitante a suspensão do uso da medicação.
- Volume minimo 10,0 mL.
- Para recém nascido até 6 meses, volume mínimo é de 5 mL.
- Obrigatório preenchimento pelo médico do Questionário para investigação de Erros Inatos do Metabolismo.

Utilidade


Avaliação de pacientes com doença hepática crônica, nos quais haja suspeita diagnóstica de hepatite autoimune crônica ativa. 

 

Material


Soro

 

Instruções


Jejum não obrigatório.


DOWNLOAD PDF
 

Utilidade


Níveis elevados de ácido metilmalônico (AMM) resultam de defeitos hereditários de enzimas envolvidas no metabolismo do AMM ou deficiências hereditárias ou adquiridas de vitamina B12 (cobalamina). As deficiências nutricionais adquiridas são muito mais comuns do que os defeitos hereditários e podem estar relacionadas a mal absorção intestinal, digestão prejudicada ou má alimentação.
Vários estudos sugeriram que a determinação do ácido metilmalônico em soro ou urina podem ser um marcador mais confiável de deficiência de cobalamina do que a determinação direta de vitamina B12.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum obrigatório de 8 horas. 

Utilidade


A presença de anticorpos anti-mitocôndria (AMA) é uma
característica imunológica da cirrose biliar primaria (CBP), uma
doença colestática intra-hepática crônica, mais frequente em mulheres
entre 30 e 60 anos. Anticorpos anti-mitocôndria (AMA) estão presentes
em cerca de 90% a 95% dos casos. Seus títulos não se correlacionam
com a severidade da doença, não sendo, pois, úteis para monitorização
do tratamento. Não é especifico para cirrose biliar primária, podendo
estar presente em hepatites virais, cirrose hepática e doenças auto-
imunes.

 

Material

- Soro

 

Instruções


Jejum não obrigatório.


DOWNLOAD PDF

Utilidade

 


A medição da alfa-amilase na urina é utilizada no diagnóstico de pancreatite aguda onde encontra-se elevada, e das macroamilasemias onde encontra-se diminuída. No diagnóstico de pancreatite, no entanto não tem elevada especificidade visto que seus níveis aumentam também na insuficiência renal, perfuração duodenal, uso de grandes doses de corticoides, após cirurgia abdominal, câncer pancreático e hemoglobinúria (presença de hemoglobina na urina em concentrações anormalmente altas).
 


Material

 


Urina


Instruções

 


Coletar em fraso apropriado preferencialmente a primeira urina da manhã ou com intervalo mínimo de 4 horas após a última miccção. Desprezar o primeiro jato de urina e sem interromper a miccção, coletar o jato médio.

Utilidade

Dosagem de Anafril

Medicamentos: Antidepressivos triciclicos
Amitriptilina
Nortriptilina
Tryptanol
Pamelor

Material


Soro (Trace Branco)

 

Instruções


- A coleta deve ser realizada imediatamente antes da administração da próxima dose ou conforme orientação médica.
- Jejum não obrigatório.
 

Utilidade


O teste de anticorpos citoplasmáticos anti-neutrófilos (ANCA) revolucionou o diagnóstico e o tratamento das várias vasculites autoimunes. Os auto-anticorpos perinucleares (pANCA) e citoplasmáticos (cANCA) são comprovadamente úteis na detecção de doenças como a granulomatose de Wegener, tríade que se caracteriza por inflamação granulomatosa do trato respiratório superior e inferior, vasculite e glomerulonefrite. Empregado também na pesquisa de poliarterite microscópica, síndrome de Churg-Strauss e glomerulonefrite necrotizante idiopática e na glomerulonefrite.
Existem pelo menos seis antígenos ANCA identificados e muitos ainda não foram identificados. A maioria desses antígenos parece enzimas residentes nos grânulos primários de neutrófilos. Essas enzimas incluem mieloperoxidase (MPO), serina protease 3 (PR3), elastase, lactoferrina, catepsina G e proteína catiônica 57 (CAP-57). Testes ELISA foram desenvolvido para a detecção de muitos dos anticorpos neutrófilos mais importantes, mas a maioria dos especialistas no campo da vasculite auto-imune ainda recomenda que o método de ensaio imunofluorescente (IFI) seja usado para triagem.

 

Material


Soro

 

Instruções


Jejum aconselhável de 4 horas.